domingo, 13 de novembro de 2011

Nordeste - um local encantado - venha descobrir.



Bem-vindos

Bem-vindos ao Nordeste
Viajar pelo concelho de Nordeste é antes de mais penetrar no mais íntimo de uma terra feita de paz, tranquilidade e belezas inesquecíveis.
É percorrer este pedaço de terra distinto na ilha de São Miguel com vistas de cortar a respiração, vales soberbos, serra e montanhas imponentes, quedas de água e ribeiras refrescantes.
É saltar de miradouro em miradouro, qual deles o mais belo (a única certeza é que são os mais belos dos Açores, quiçá do país) e embriagar os olhos nos maciços de flores que fazem do Nordeste o concelho mais florido.
É fruir da gastronomia, da hospitalidade e do bem-receber que os Nordestenses sabem como poucos.
Visitar o Nordeste é também constatar o desenvolvimento e o progresso que Abril de 74, a Autonomia Regional e o Poder Local Democrático potenciaram, com melhores acessibilidades, infra-estruturas de saneamento básico, desporto, lazer e cultura, urbanismo e desenvolvimento económico sem perder a sua cultura e os seus valores que lhe definem uma identidade própria.
Nas últimas décadas uma nova geração de Nordestenses, imbuídos de um novo espírito e novas vontades, chamou a si os destinos do concelho, dando continuidade ao trabalho a às lutas de tantas gerações, para colocar o Nordeste no mapa dos Açores.
É este o desafio que nos move – a construção do progresso e do bem-estar dos que aqui vivem, transmitindo aos que nos visitam a emoção de estar numa terra que preserva a sua melhor herança para o seu acolhimento.
Tudo faremos para que aqueles que nos visitam guardem a imagem de uma terra e de um povo que valem um segundo olhar!
Bem-vindos ao Nordeste!
Curto Roteiro
Visite-nos
Lombo GordoNordeste. Há quem o compare à típica vila suíça, dada a rara beleza dos jardins, a que se junta o arranjo das bermas das estradas. O ar puro, os picos e as serras imponentes sobre a encosta recortada, onde o mar parece mais extenso e a linha do horizonte indefinível, o Nordeste é porta de entrada para o sossego e contemplação da natureza.
O município de Nordeste situa-se na costa norte/nordeste da ilha de São Miguel entre a Ribeira da Salga e a grota da Fonte. A circundá-lo está o concelho da Ribeira Grande, a oeste, e a este e sul (pela serra) o da Povoação. A sua área total é de 101 km2. Temperado e ameno, de diminutas oscilações térmicas entre o Inverno, 14º C, e o Verão, 22º C), o concelho de Nordeste oferece óptimas condições a quem procura o turismo de natureza.
Segundo diversos historiadores, deve o seu topónimo provavelmente por ficar situado no ponto cardeal que tem o seu nome. No dizer de Gaspar Frutuoso, o Nordeste é “assim chamado por ter o rosto a este vento, de modo que o seu contrário vento desta ponta é o Nordeste, junto do morro alto que, de vinte a trinta léguas do mar, primeiro se vê dos navegantes que vêm de oriente”.
Vista PanorâmicaAo demandar o Nordeste, entrando pela freguesia da Salga, sugere-se um desvio ao Salto da Farinha e miradouro da Ponta do Estorninho. Prossiga em direcção ao Nordeste, pare na Achadinha (terra natal do escritor João de Melo e pano de fundo para muitas das suas obras) admire o Padrão das Almas e o Monumento aos Liberais. Se tiver interesse por arte religiosa visite a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Abalance-se outra vez ao caminho e na freguesia de Achada, no miradouro do Adro da Igreja, admire o lindíssimo panorama da Costa Norte.
Santana (localidade da Feteira Grande) merece bem uma visita pelo simpático Miradouro do Pesqueiro, com vista soberba para o Pico da Vara.
Retome a estrada em direcção ao Nordeste com paragem no Miradouro da Ribeira Despe-te-que-suas. Na Lomba da Fazenda, aprecie o Parque Endémico, dos poucos que existem nos Açores.
Já na vila de Nordeste, a Foz da Ribeira, o Parque de Campismo da Feira, o Parque Florestal, o Porto e Farol, a Tronqueira, a Casa de Trabalho, o Museu Municipal e a Igreja Matriz merecem uma visita demorada.
Dirija-se depois às salas de visita do concelho, às deslumbrantes vistas do Pico do Bartolomeu, da Ponta da Madrugada e da Ponta do Sossego.
Extasie os olhos no imenso azul do mar e contemple o matizado das ribeiras do Tosquiado e dos Cambos. Logo adiante, para nascente, no alto do Lombo Gordo, o concelho termina mesmo às portas de Água Retorta, primeira localidade do vizinho concelho da Povoação.


Textos: Câmara Municipal do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário