quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Desfrute da natureza nas Reservas Florestais de Recreio

















Nas suas visitas a São Miguel aproveite ao máximo para relaxar e envolver-se na natureza. Uma das boas formas para conseguir isso é conhecendo as reservas florestais de recreio existentes na ilha verde. A floresta nos Açores, fazendo parte integrante e indissociável da paisagem açoriana, tem desempenhado, além da sua componente produtiva, um papel de grande importância no que diz respeito à conservação dos recursos naturais e ambientais, promoção do recreio ao ar livre e bem estar social das populações. Em São Miguel pode visitar as seguintes Reservas Florestais e de Recreio:



Localiza-se na Freguesia de Fajã de Cima, Concelho de Ponta Delgada, possui uma área de 49 ha e situa-se a uma altitude de 240 m.
Ao longo desta reserva encontramos espaços destinados aos amantes do desporto ao ar livre.
Este espaço contém um centro de divulgação florestal, bem como, colecções botânicas temáticas e miradouro.


Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela
Localiza-se na Freguesia de Santa Cruz, Concelho de Lagoa, possui uma área de 28 ha e situa-se a uma altitude de cerca de 300 m.
Para além de espaços de lazer comuns às diversas reservas existentes na ilha, podemos aqui também encontrar miradouros onde podemos admirar diversos cenários da paisagem desta ilha.




Reserva Florestal de Recreio do Cerrado dos Bezerros
Localiza-se na Freguesia de Ponta Garça, Concelho de Vila Franca do Campo, possui uma área de 10 ha e está situada a uma altitude de cerca de
550 m.
Agradável Parque Florestal, com grande variedade de plantas e flores, é muito procurado no Verão para merendas ao ar livre.





Reserva Florestal de Recreio do Viveiro das Furnas
Localiza-se na Freguesia de Furnas, Concelho de Povoação, possui uma área de 3 ha e está situada a uma altitude de cerca de 220 m.
Para além de possuir zonas de lazer comuns a todos os parques, aqui também podemos encontrar um Centro de Divulgação e um Posto Aquícola.




                                            Reserva Florestal de Recreio de Água Retorta
Localiza-se na Freguesia de Água Retorta, Concelho de Povoação, possui uma área de 15 ha e situa-se a uma altitude de 390 m.
Este Parque possui exemplares de várias espécies florestais e ornamentais, desde espécies endémicas e exóticas.
Existe, um posto florestal para apoio e informação aos visitantes, colecções botânicas temáticas, e trilhos para passeios pedestres.



Reserva Florestal de Recreio do Viveiro do Nordeste
Localiza-se na Freguesia e Concelho de Nordeste, possui uma área de 4 ha e está situada a uma altitude de cerca de 160 m.
À entrada do parque o visitante pode observar uma extensa área de viveiro florestal, onde são semeadas todos os anos diversas espécies de plantas. Este parque possui ainda zonas de lazer onde se pode apreciar simpáticos gamos, avestruzes entre uma variedade de aves exóticas.



                                        Reserva Florestal de Recreio da Cancela do          
                                        Cinzeiro
Esta Reserva Florestal também é conhecida por Pedreira do Nordeste.
Localiza-se na Freguesia de Pedreira do Nordeste, Concelho de Nordeste, possui uma área de 10 ha e está situada a uma altitude de cerca de 550 m.
Esta reserva encontra-se equipada com percurso de manutenção e trilhos pedestres situados ao longo de uma mancha florestal de beleza singular. Podem, igualmente, ser observadas exemplares de variadíssimas espécies endémicas da região e colecções botânicas temáticas.


 
Reserva Florestal de Recreio da Fajã do Rodrigo
Localiza-se na vila do Nordeste, tendo uma área com cerca de 1,5 ha. Este espaço proporciona a quem o visita um contacto directo com espaços naturais e flora endémica ao mesmo tempo que pode usufruir de espaço dedicados ao lazer.
A Reserva Florestal da Fajã do Rodrigo insere-se na Zona de Protecção Especial do “Pico da Vara/Ribeira do Guilherme”, detendo, por isso, um importante papel no desenvolvimento de acções de educação e sensibilização ambiental em relação, nomeadamente, ao Priolo (Pyrrhula murina), ave endémica da ilha de São Miguel.
 

E se precisa de carro para conhecer essas reservas e apreciar tudo o que a natureza tem para lhe oferecer, não se esqueça que temos uma ótima promoção.

Sem comentários:

Enviar um comentário