domingo, 13 de novembro de 2011

Nordeste - Miradouros e Parques



Roteiro dos Miradouros

Introdução
Os miradouros são as salas de visita do Nordeste. A costa alta, o mar, a imponente serra e a sabedoria dos nordestenses permitiram fazer do Nordeste um dos locais com as vistas mais soberbas da ilha.
Ponta da Madrugada e Ponta do Sossego são locais de visita obrigatória no concelho. Serra e mar misturam-se aqui, envolvidos por extensas zonas de jardim, onde o silêncio impera e os olhos se perdem na imensidão da paisagem. Ambos os miradouros estão dotados de palheiros e de equipamentos adequados a uma estadia demorada. É tradição a confraternização de famílias nestes locais durante o Verão, vindas de vários pontos da ilha para o típico churrasco de lenha.
A caminho da Vila do Nordeste, outro miradouro majestoso nos é oferecido, o Miradouro da Ponta do Arnel. Daqui Avista-se o Farol do Arnel, a encabeçar o caminho de acesso ao Porto de Pescas.
Outros miradouros de igual beleza se estendem ao longo do concelho. A maioria das freguesias oferece vistas sobre o mar ou para a serra, estando todos devidamente sinalizados ao longo da Estrada Regional. Na Algarvia, no Miradouro da Vigia das Baleias se vigiavam as baleias em tempos em que a baleação se fazia nos Açores.    Com um posto de vigia, este miradouro tem uma vista soberba sobre o mar e sobre a encosta. O local está dotado de palheiros para merenda, churrasqueiras, instalações sanitárias e parque infantil.
Na Freguesia da Salga, os Miradouros do Salto da Farinha e do Salto do Cavalo são também referência. O primeiro, tem vista sobre uma cascata, com cerca de 40 metros. A zona inclui um agradável parque de merendas.
Do Salto do Cavalo, mesmo no extremo do concelho, vislumbram-se o exuberante Vale das Furnas e as costas norte e sul da ilha de São Miguel.
Ponta da Madrugada - Pedreira
Situado na Lomba da Pedreira, antes do início da zona urbana da localidade (no sentido de norte-sul) e junto à Estrada Regional, é o primeiro miradouro para quem entra pelo lado sul do concelho e é o melhor local para ver o nascer do sol, pois está situado numa das extremidades da ilha.
Durante todo o ano é frequente pernoitarem no local forasteiros para apreciar o nascer do sol, complementando a estadia com a calma que oferece este paradisíaco local, onde abunda a vegetação, extensas zonas ajardinadas e a deslumbrante vista para o mar e para a Serra da Tronqueira. 
Ponta do Sossego - Pedreira
O Miradouro da Ponta do Sossego, também situado na Lomba da Pedreira, um pouco mais à frente da Ponta da Madrugada, oferece uma vista soberba sobre a costa, mas aqui o paraíso são mesmo os jardins. A diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados durante todo o ano, fazem deste local o maior jardim do concelho de Nordeste.
A vista para o mar é igualmente soberba, podendo daqui avistar-se a Fajã do Araújo e a Praia do Lombo Gordo.
No Miradouro da Ponta do Sossego é tradicional as famílias reunirem-se para um piquenique de fim-de-semana ao ar livre. A afluência de visitantes ao Miradouro da Ponta do Sossego é de tal ordem no Verão que por vezes se torna difícil encontrar uma churrasqueira disponível entre as muitas dispersas pelo parque.
Pico do Bartolomeu - Pedreira
O Miradouro do Pico de Bartolomeu situa-se numa estrada sem saída (mas com óptimo acesso) que sobe do Parque Florestal Cancela do Cinzeiro até as antenas de telecomunicações onde se encontra o miradouro.
O Pico de Bartolomeu oferece uma grande vista da costa leste da ilha de São Miguel, podendo ser observados tanto o concelho de Nordeste como o da Povoação.
Outra particularidade deste miradouro é a existência à volta do mesmo de vegetação nativa de altitude, a chamada Laurissilva dos Açores. Apesar do problema da invasão por espécies exóticas (nomeadamente por Cletra) que esta área apresenta, ainda pode observar-se um importante número de espécies endémicas pertencentes à Floresta Laurissilva, floresta húmida de altitude dos Açores.
Este miradouro encontra-se já dentro da área da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme coincidente com a área de distribuição do Priolo, ave endémica de São Miguel e que se encontra restrita a esta área montanhosa a leste da ilha. A ave pode ser observada neste miradouro, especialmente nos meses de Verão.
Miradouro da Serra da Tronqueira - Pedreira
O Miradouro da Serra da Tronqueira situa-se na estrada da Tronqueira, estrada secundária de terra que atravessa a serra desde o Nordeste até ao concelho da Povoação (perto da entrada para o Faial da Terra).
O miradouro permite uma imponente vista da Serra da Tronqueira e do Pico da Vara, pico mais alto da ilha de São Miguel com 1103 m., e também do Pico Verde com 931 metros.
Este miradouro encontra-se no coração do habitat do Priolo, e em torno dele podemos encontrar a mais importante mancha de Floresta Laurissilva existente nesta ilha, recuperada pelo Projecto LIFE Priolo em 2004, com a erradicação das espécies invasoras nela existentes e constante manutenção desde essa altura.
Mesmo à volta do miradouro podemos observar Cedro-do-mato, Uva-de-serra, Louro e Azevinho, entre outras espécies endémicas e nativas. 
Vista dos Barcos - Pedreira
A caminho da Vila do Nordeste, junto à Estrada Regional, mais uma paragem, agora para ver o Farol do Arnel- o mais antigo farol dos Açores- e o Porto de Pescas da Vila de Nordeste. Daqui avista-se o farol a encabeçar a descida íngreme até ao porto de pescas.
Ao longo do caminho podem ver-se as pequenas casas de veraneio do porto, o cais e uma boa extensão de costa. A descida ao porto de pescas, mais à frente, na entrada da Vila, aconselha-se, aproveitando para passar pelo Farol do Arnel e terminar no cais que ampara o porto e de onde se obtém uma magnífica vista sobre a costa. 
Ponta do Arnel - Vila do Nordeste
O Miradouro da Ponta do Arnel está logo à entrada da Vila do Nordeste, na zona da Nazaré, ao longo da Estrada Regional, e permite ver o Farol do Arnel bem mais próximo, assim como parte da costa. Este local é ponto de encontro dos moradores da zona da Nazaré, sobretudo nos fins de tarde e nas tardes solarengas de domingo, uma tradição de longos anos. 
Boca da Ribeira - Vila do Nordeste
Depois de entrar na Vila de Nordeste e ao descer até à Zona Balnear da Foz da Ribeira ou ao Parque de Campismo da Feira, vamos encontrar o Miradouro da Boca da Ribeira, com vista sobre a foz da Ribeira do Guilherme, ladeada de extensa vegetação e a abrir-se para o mar.
No sopé da ribeira, está o complexo balnear com piscina servida por água do mar. Esta é a maior zona balnear do concelho, com acesso automóvel pela Vila e a pé pela freguesia da Lomba da Fazenda. 
Parque Endémico - Lomba da Fazenda
Na primeira freguesia a seguir à sede do concelho, encontra-se o miradouro do Parque Endémico do Pelado, com acesso a partir do centro da freguesia. A baixa altitude da costa nesta zona proporciona uma maior proximidade do mar, sendo por isso aqui o solo mais árido e logo a vegetação rara e de baixo porte. Podem aqui encontrar-me plantas endémicas que remontam à vegetação de origem da ilha, situação pouco comum em outros pontos de São Miguel.
A presença de endemismos deu o nome ao parque, antigamente também designado de Pelado por ser uma zona tão árida. Neste miradouro pode observar-se a vegetação nativa característica das áreas costeiras nos Açores e actualmente muito escassa na ilha. Entre estas espécies estão a Faia-da-Terra, o Bracel-da-rocha e a Urze. Todos os endemismos presentes estão identificados e o parque está servido de zona de merendas e de mirone. 
Borda da Ladeira - Santo António
Situado em Santo António do Nordestinho, este aprazível local permite admirar a maior elevação da ilha de São Miguel, o Pico da Vara, e a ponta da Bretanha- lado sul da ilha- fazendo parecer esta ponta um crocodilo recostado no mar.
O miradouro está situado junto à Estrada Regional, já no fim da freguesia, e convida a um repouso rápido ao longo da viagem. 
Despe-te-que-suas - Algarvia
A vista para o mar e encosta da Despe-te-que-suas (nome atribuído à ribeira ali existente por ser uma zona de acentuado declive, o que obrigava a redobrado esforço físico das populações em tempos em que a viagens se faziam a pé ou em carroças puxadas por animais) não é tão vistoso como outros pontos do concelho, mas o jardim junto à ribeira merece uma paragem.
Este jardim, que fica junto à Ponte Despe-te-que-suas, ao longo da Estrada Regional, está dotado de palheiro e de churrasqueira e é também muito procurado por forasteiros para o piquenique de Verão. 
Vigia das Baleias - Algarvia
Situado na Algarvia - no centro na freguesia e também ao longo da estrada principal, este era um posto de vigia das baleias, na altura em que nos Açores a caça à baleia era uma das principais actividades económicas dos Açores. 
Com um posto de vigia e uma homenagem a Nossa Senhora, este miradouro oferece uma vista soberba sobre o mar e a costa norte. O local está dotado de palheiros para merenda, churrasqueiras, instalações sanitárias e parque infantil.
Pesqueiro - Santana
É o único miradouro da freguesia de Santana- com acesso logo à entrada da localidade-,  mas um dos mais bonitos do Nordeste. Boa parte da costa norte da ilha e o sumptuoso Pico da Vara podem daqui ser avistados, para além do calhau da freguesia onde está saliente o pesqueiro que há relativamente pouco tempo atrás era local de pescaria e de apanha de lapas.
O Miradouro do Pesqueiro está dotado de palheiros, churrasqueiras, instalações sanitárias, extensas zonas ajardinadas e um pequeno parque infantil. 
Adro da Igreja da Achada
Vista grandiosa sobre a costa norte da ilha obtêm-se do adro da Igreja da Achada. Nos finais de tarde de Verão, o sossego do local, a grandeza da vista e o pôr-do-sol convidam a uma descida ao largo da igreja.
Para aceder ao local, entre na freguesia da Achada e desça até ao referido largo.
Ribeira dos Caldeirões - Achada
Situado entre as freguesias da Achada e Achadinha, o Parque dos Caldeirões é o ponto turístico do Nordeste mais visitado. A imponente cascata de águas límpidas junto à estrada é o grande atractivo, complementado pelas zonas ajardinadas e de merenda do parque, do património arquitectónico ali presente- os antigos moinhos de água que tanto contribuíram para a economia do concelho- e o Centro de Apoio ao artesanato. Neste centro é comercializado o artesanato feito no Nordeste e outras peças da ilha.
À noite as diferentes tonalidades da iluminação dão uma certa magia a este local. 
Salto da Farinha - Salga
Mais à frente do Parque dos Caldeirões, antes de entrar no povoado da Salga, surge outra cascata, com cerca de 40 metros e com maior fluxo de água durante os meses de Inverno. O nome Salto da Farinha vem da moagem de cereais que aqui se fazia antigamente.
Aproveitando a vista que este local tem sobre o mar, foi aqui construído um miradouro, apetrechado com parque de merendas e sanitários.
Uns metros mais abaixo, encontra-se o Miradouro da Pedra dos Estorninhos, com ampla vista sobre o mar e uma zona para piquenique.
Salto do Cavalo - Salga
O Miradouro do Salto do Cavalo fecha o roteiro de miradouros do Nordeste. Na freguesia da Salga, mesmo no extremo do concelho, do Salto do Cavalo obtém-se uma vista sumptuosa sobre o Vale das Furnas, bem como as costas norte e sul da ilha.
Chega-se a este miradouro através de um desvio indicado na Estrada Regional antes de chegar à freguesia da Salga.
Em torno do miradouro, pode observar-se também Floresta Laurissilva com presença de um importante número de espécies endémicas. Nos meses de Verão e Inverno também é possível observar-se o Priolo.
Texto: Câmara Municipal do Nordeste

Se precisar de carro, não se esqueça que temos a melhor solução em alojamento e carro para si. Consulte as nossas promoções.

Sem comentários:

Enviar um comentário