domingo, 20 de novembro de 2011

Artesanato dos Açores - Escamas de Peixe


A imaginação é uma das principais características do povo açoriano, o que leva a inimagináveis horizontes. Os Artesãos de Flores de Escamas de Peixe são um exemplo de criatividade ilimitada e habilidade manual inata. No entanto, é importante salientar a paciência e sensibilidade destes artesãos no domínio das suas técnicas. Estes artefactos são verdadeiras maravilhas, buscando de certa forma, a perfeição.
As escamas de peixe, depois de lavadas, escolhidas e recortadas, com o auxílio de uma pequena tesoura, tomam a forma de flores, que se agrupam em ramos com fio de canotilho e que são adornadas de prateados fios e pequenas pérolas. Este é um produto emblemático do artesanato açoriano.





A decorrer na Povoação uma exposição subordinada a esse tema:

Está exposto no hall de entrada da Biblioteca Municipal da Povoação desde 14 de Novembro conjunto de trabalhos elaborados em escamas de peixe pela artesã Zélia Rocha.

Natural da Vila da Povoação, Zélia Medeiros Rocha aprendeu a trabalhar as escamas de peixe e com elas a elaborar ramos de flores com apenas 17 anos de idade.

Uma vez adquirida a técnica, com um familiar, a ilustre artesã começou a "dar asas à imaginação" e a criar os seus primeiros trabalhos. Na altura da sua mocidade eram muito requisitados os ramos de flores em cera que decoravam os bolos de noiva até aparecerem os ramos com flores de escama de peixe que vieram modificar o conceito de arte e da estética decorativa.

Durante anos, Zélia Rocha expôs na Feira de Actividades Económicas do Concelho da Povoação e também no Museu do Trigo. Além disso, participou no programa Atlântida da RTP/Açores e continua a expor na Casa do Moinho da Povoação.

Os seus quadros e estojos estão espalhados um pouco por todo o mundo, pois são os trabalhos mais apreciados pelos nossos turistas. Além das escamas de peixe, a artesã utiliza ainda o organdi, o cetim, a folha de cebola e o folhelho para elaborar as suas magníficas obras de arte.

A mostra de trabalhos de Zélia Rocha pode ser visitada de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, até ao dia 25 do corrente. Esta é mais uma iniciativa da Biblioteca Municipal da Povoação que pretende promover, valorizar e divulgar um dos muitos talentos que enriquecem o Concelho Mais Lindo dos Açores.



Onde comprar:


Povoação - Largo da Igreja 9625-119 Lomba da Maia São Miguel - Açores
Lagoa - Fátima da Conceição Costa Andrade

          Rua 25 de Abril, 40
          Rosário
          9560-047 Lagoa (São Miguel)





4 comentários:

  1. O trabalho em escama de peixe é um trabalho realizado por mim, não autorizo que ele faça parte deste blog sem minha autorização e respetiva autorização!! Obrigada Mena Vale

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Refiro-me ao trabalho de fundo azul, agradecia que o retirassem! Obrigada, Mena Vale

      Eliminar
    2. Boa tarde Sra. Mena Vale,

      Antes de mais gostaríamos de agradecer a sua visita ao nosso blogue.

      Como sabe o nosso grande interesse neste blogue é a divulgação de eventos, festas, trilhos, trabalhos artesanais, entre outros... Ao colocarmos a foto das escamas de peixe (fundo azul) não tínhamos qualquer intenção de prejudicar o seu trabalho, mas sim divulgar o trabalho dos artesãos.

      Numa nova pesquisa no google, reparamos que a mesma foto se refere a trabalhos típicos de Setúbal e como tal será removida.

      Desculpe por qualquer incomodo causado.

      Eliminar
  2. boas gostava de entrar em contacto dessa senhora que faz quadros com escamas de peixe... meu facebokk é andreia pinheiro e meu email: fofinha.9.gatinha@gmail.com

    ResponderEliminar