quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sete Cidades - Trilhos pedestres



PR4SMI - Mata do Canário – Sete Cidades


Este percurso começa junto à Mata do Canário, termina na freguesia das Sete Cidades e tem a duração total de cerca de 2,5 h. Inicia-se por um piso alcatroado (cerca de 100 metros) que desce junto dum aqueduto até ao Muro das Nove Janelas. Nesse local, vire à esquerda para um caminho de terra batida. Esta parte do trilho sobe sempre, até chegar à vertente norte da cumeeira da Lagoa Azul das Sete Cidades. Prossiga, contornando a Lagoa até chegar a uma bifurcação. Nesse local, vire à esquerda e desça até à freguesia das Sete Cidades, onde o trilho termina. Em diversos pontos do percurso pode apreciar-se uma vista panorâmica das Lagoas das Sete Cidades. Todo este percurso percorre uma zona classificada como Paisagem Protegida. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.


Ilha: São Miguel
Dificuldade: Fácil
Extensão: 11 Km
Tempo: 3h 00m


PRC5SMI - Serra Devassa


Este trilho começa e termina perto da Lagoa do Canário e tem a duração de cerca de 2h. Atravessa toda a zona da Serra Devassa, onde se localizam o maior número de lagoas da Ilha de São Miguel. Poderá conhecer, além da já referida Lagoa do Canário, a Lagoa das Éguas, Lagoa Rasa e Lagoa do Carvão, entre outras. Chama-se também a atenção para um aqueduto (chamado “Muro das Nove Janelas”) que serviu para o transporte de água para Ponta Delgada, e que se pode observar junto da Lagoa do Pau Pique. As sinalizações indicam-lhe, com facilidade, o caminho a percorrer. No entanto neste percurso, que decorre entre os 750 e os 900 m de altitude, é frequente a ocorrência de nevoeiro. É por isso aconselhado o período entre Fevereiro e Outubro para o percorrer.


Ilha: São Miguel
Dificuldade: Fácil
Extensão: 4.2 Km
Tempo: 2h 00m



PR3SMI - Vista do Rei – Sete Cidades

Este percurso começa no Miradouro da Vista do Rei, termina na freguesia das Sete Cidades e tem a duração total de cerca de 2h. Inicia-se pela vertente oeste da Cumeeira da Caldeira das Sete Cidades. Nesta parte do percurso pode observar-se: do lado direito a Caldeira Seca e as Lagoas das Sete Cidades e do lado esquerdo a costa oeste da Ilha de São Miguel. Deve seguir por este caminho, de terra batida, até chegar à estrada alcatroada que liga a freguesia dos Mosteiros à das Sete Cidades. Prossiga para a direita e desça até surgir à esquerda um caminho de terra batida. Continue nesse caminho até encontrar uma bifurcação onde este trilho se cruza com o percurso PR-4-SMI (como pode observar na foto). Nesse local, vire à direita e desça até à Freguesia das Sete Cidades. O percurso percorre uma zona classificada como Paisagem Protegida. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.


Ilha: São Miguel
Dificuldade: Fácil
Extensão: 7 Km
Tempo: 2h 00m

Sem comentários:

Enviar um comentário