sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mostra de presépios - de 01 Dezembro a 05 de Fevereiro de 2012



“Tradição e Modernidade” é o tema da quarta exposição de presépios da colecção de Fernando Flor de Lima que foi  inaugurada ontem, pelas 17h00, no Museu do Presépio.

Trata-se de uma iniciativa cultural da Câmara Municipal de Lagoa, inserida no seu plano de actividades, que tem como principal propósito, para além da comemoração da quadra festiva natalícia, a divulgação e promoção de uma arte popular inerente à história e cultura identitária do Concelho de Lagoa como é, de facto, a concepção de bonecos de presépios. Aliás, esta tradição peculiar constitui o fundamento para a futura instalação do Museu do Presépio na Lagoa, um projecto que será pioneiro a nível regional e nacional.

Nesta exposição, estarão patentes ao público, pela primeira vez, 33 presépios da colecção privada de Fernando Flor de Lima, que ascende as quinhentas peças, e assenta na diversidade de materiais, que vão desde presépios manufacturados em arame, bronze, chapa zincada, cortiça, cristal brilhante e fosco, folha de eucalipto, inox, madeiras diversas, marfim, missangas, parafina, vidrofusão, a par de outros.

Patente até ao dia cinco de Fevereiro de 2012, os presépios em exibição conciliam, deste modo, uma tradição secular que concebidos em materiais diversos, evidenciam a modernidade de uma época e, através da qual se pretende dar a conhecer às gerações vindouras exemplares tradicionais e modernos, bem como o talento, o engenho e a arte dos diversos artistas envolvidos.

JornalDiario

Sem comentários:

Enviar um comentário