terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Furnas

Furnas é uma freguesia portuguesa do concelho da Povoação, com 70,20 km² de área e 1 599 habitantes (2007). Densidade: 75,5 hab/km². Localiza-se a este de Ponta Delgada e Lagoa e sudoeste de Ribeira Grande. Confronta com o Oceano Atlântico a sul e montanhas a norte.
As principais actividades económicas são a agricultura e turismo.

As Furnas são muito conhecidas pelas suas águas térmicas, nomeadamente as caldeiras, a Poça da Beija e piscinas térmicas. Para além disso as Furnas são conhecidas pelo Hotel Terra Nostra constituído por uma piscina natural de águas termais e um magnifico jardim botânico, o Parque Terra Nostra e ainda também se pode visitar o parque natural onde se encontra alguns animais e algumas espécies de plantas. Também é nas Furnas que se encontra uma lagoa, a Lagoa das Furnas.
São também tradicionais das Furnas, os bolos lêvedos e o curioso cozido onde os ingredientes são cozinhados debaixo da terra sob o calor dos vulcões (a carne demora cerca de 5 a 6 horas e o bacalhau cerca de 3 a 4 horas). Este facto faz salientar um requintado sabor.
Esta localidade possui uma das maiores e mais diversificadas colecções botânicas do arquipélago.

 Lenda da Lagoa das Furnas

Há anos, no focal em que hoje é a Lagoa das Furnas, havia uma aldeia onde as pessoas viviam felizes e se, divertiam sem parar.
 Uma bela manhã, um jovem, quando foi buscar água à fonte para os arranjos da casa e para dar aos animais, viu que a água era salgada. Este acontecimento estranho fez com que o moço adivinhasse que alguma coisa anormal ia acontecer com a população da sua terra. Apoquentado, correu a contar aos vizinhos o que tinha visto e o que pensava, mas ninguém o acreditou:
 Passados dias, o rapaz voltou à fonte e ainda ficou mais espantado quando viu um peixe sair. Convenceu-se definitivamente de que iria acontecer qualquer coisa desagradável à sua pequena aldeia. A população não fez caso. O avô, homem já velho, disse às pessoas que parassem com os bailes e festas e que fosse um mais ligeiro ao alto de um pico a ver se no mar, para os lados do norte, estava uma ilha à vista.
 O povo pôs-se a rir e continuou com os festejos. Mas o velho subiu como pôde mais o neto ao alto do monte e de lá começou a chamar pelos outros e a dizer-lhes que fossem para a igreja porque estava à vista a ilha encantada das Sete Cidades, sinal de desgraça. Ninguém lhe ligou.
 Por esses dias, o dito rapaz teve de sair da aldeia para ir vender alguns animais na freguesia vizinha. Demorou algum tempo no seu negócio, mas voltou finalmente com a alegria de quem esteve longe e chega a casa. Quando se aproximava, começou a aperceber-se que tudo lhe parecia diferente. Finalmente chegou. Porém, no lugar onde deveria encontrar a sua terra, só estava ma grande lagoa de águas tranquilas.
 Um cataclismo tinha soterrado para sempre a povoação, mas lá em baixo a vida continuava. E por isso que hoje nesse lugar se percebe um cheiro intenso de pão cozido pelas pessoas que continuam a sua vida na povoação escondida pela bela Lagoa das Furnas.

Poça da Beija

A Poça da Beija, constitui um local desde há muito frequentado por locais. Um pouco recôndita e nem sempre devidamente divulgada, esta piscina termal de dimensões reduzida, fascina todos os que lá passam. Famosa por agua cristalina e lama ferrosa (óptima para a pele) fica localizada no centro da freguesia das Furnas.

Parque Terra Nostra

"Afirmar que o Parque Terra Nostra, localizado no Vale das Furnas, em São Miguel, é dos mais bonitos do mundo, não é pretensão! De tal forma que, em 2007, foi considerado um dos 12 jardins mais bonitos do mundo. Se ainda não conhece, marque a sua viagem aos Açores o quanto antes!
   
Que segredos e encantos esconde este paraíso? Sabia que está localizado no seio de uma cratera vulcânica adormecida? Sabia que se trata de um jardim botânico bicentenário, daqueles que fazem lembrar os clássicos jardins ingleses do século XIX? A propósito, deve referir-se o nome de Thomas Hickling, o americano a quem se deve a origem deste parque. Em 1780, era ele o cônsul dos Estados Unidos da América, em São Miguel, e aqui projectou a sua casa de férias. A sua exuberância não ficou por aqui; ao lado, mandou construir um bosque, o Yankee Hall. À frente, quis um lago, para poder fazer passeios de barco e pescar. A partir do final da primeira metade do século XIX, Duarte Borges da Câmara Medeiros, visconde da Praia, adquire esta propriedade.


Não satisfeito com as suas dimensões, o visconde manda aumentar o jardim, onde erige a actual Casa do Parque. Aos seus filhos ficou a dever-se o traçado e extensão do jardim, tal e qual se conhece actualmente. O século XX volta a trazer mudanças ao parque, desta vez, pelas mãos da família Bensaúde, que o tornou aberto ao público, para fins turísticos. Ao lado, é construído o Hotel Terra Nostra, enquanto se procede à restauração da Casa do Parque. Onde, antigamente, estava o tanque de recreio, passou a constar uma piscina termal de águas férreas, que faz as delícias dos muitos visitantes que acorrem a este jardim. Quando quiser passar da Casa do Parque ao lago termal, pare para contemplar as hortênsias orientais da escadaria. Um colosso.

A verdade é que os atributos deste jardim não ficam por aqui; o seu interior conserva espécies arbóreas centenárias, algumas delas raras e em vias de extinção, de origens transcontinentais. Da simbiose da variedade das espécies com as características vulcânicas do local, resulta um cenário deveras encantador! Vá à procura, por exemplo, da árvore mais alta de todo o parque, uma auracária secular, com 70 metros de altura. Na Casa do Parque, aprecie o Vale dos Fetos, que regista mais de 150 espécies. Se quiser saber mais sobre algumas espécies de árvores do Terra Nostra, procure o senhor Fernando Costa, jardineiro-chefe do projecto, responsável pelas reformas do jardim há mais de 27 anos, veja só! Com certeza que lhe vai sugerir uma visita ao Jardim das Camélias, onde estão mais de 300 variedades…

Siga em direcção ao chamado Açucareiro, de onde se avistam os lagos. Sem medo, atravesse o Lago Central aos saltinhos, recorrendo às pedras que garantem a sua chegada ao outro lado. Vá admirando as bolhas de água que se formam, devido às elevadas temperaturas da água. O resto fica por sua conta. Apenas quisemos dar-lhe o mote. A partir daqui, descubra por si."
 

 Bolos Lêvedos

Os bolos lêvedos são uma especialidade gastronómica típica e exclusiva do Vale das Furnas, freguesia do Concelho da Povoação, Ilha de São Miguel, Açores. Constituíram a base da alimentação dos primeiros colonos daquela verdejante localidade micaelense.
Hoje, graças ao grande número de veraneantes e turistas que afluem aquela estância termal, os bolos lêvedos tornaram-se uma referência incontornável da gastronomia local, sendo conhecidos e apreciados por pessoas de todo o mundo.
Têm forma cilíndrica semelhante a pequenos discos, cor castanho, com os bordas claros, textura favada muito fofa e um peculiar sabor ligeiramente adocicado.

 Lagoa das Furnas

A Lagoa das Furnas é uma lagoa portuguesa, localizada na ilha açoriana de São Miguel, arquipélago dos Açores, na localidade das Furnas, município da Vila da Povoação e está relacionada com a formação vulcânica das Furnas. Encontra-se a uma cota de altitude que ronda os 600 metros.
Encontra-se rodeada um abundante vegetação macaronésica, além de igualmente abundantes manifestações vulcânicas do tipo Fumarola, sulfatara e caldeiras de águas ferventes. Nas margens desta lagoa e devido às águas ferventes vulcânicas fazem-se os tradicionais Cozidos à Portuguesa, debaixo da terra com o calor dessas manifestações vulcânicas.
Nas margens desta lagoa encontra-se uma das mais curiosas capelas da ilha de São Miguel dedicada a Nossa Senhora das Vitórias, este templo, a Capela de Nossa Senhora das Vitórias foi destinada a ser o Mausoléu de José do Canto e foi solenemente inaugurada em 15 de Agosto de 1886.

Miradouros

  • Miradouro do Pico do Ferro - Este miradouro encontra-se a uma cota de altitude que ronda os 570 metros, na elevação do Pico do Ferro. Oferece uma imensa vista sobre a vasta cratera vulcânica do Vale das Furnas, a Lagoa das Furnas destaca-se a direita do miradouro e o vale abra-se a esquerda.É ainda possível observar toda a área montanhosa circundante. A passagem por este miradouro faz parte da lista dos passeios pedestres do concelho da Povoação.
  • Miradouro das Pedras do Galego -  Miradouro português localizado na freguesia das Furnas, concelho da Povoação, na ilha açoriana de São Miguel.Este miradouro oferece uma vista sobre a freguesia das Furnas bem como sobre quase todo o Vale das Furnas, incluindo parte da Lagoa das Furnas.
  • Miradouro do Salto do Cavalo - miradouro português localizado no concelho da Povoação, freguesia das Furnas, ilha de São Miguel. Este miradouro localiza-se no Pico do Salto do Cavalo a cerca de 760 metros de altitude e oferece uma vasta vista que se estende sobre o Vale da Povoação e a suas sete lombas. Ao longe tem o mar a preencher a paisagem que se estende até ao horizonte.



    Iremos continuar este post para falar dos trilhos existentes nas Furnas.






 


Sem comentários:

Enviar um comentário