domingo, 30 de outubro de 2011

Vila Franca do Campo - Cultura

Vila Franca do Campo é uma bonita vila, sede de concelho, situada na maravilhosa Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, tendo sido a primeira capital da Ilha, criada em 1444. O seu topónimo deriva de Vila Franca de Xira, situada no continente, pois o fundador da povoação, Vaz Botelho, era um orgulhoso Vila-Franquense.
A importância da vila dissipou-se com o violento sismo de 1522, ficando grande parte da localidade soterrada, perecendo alguns milhares de pessoas.

A vila tem mantido a sua tradicional pacatez a par de um bonito e interessante património natural e arquitectónico. Daqui se avista e acede ao maravilhoso Ilhéu de Vila Franca do Campo, localizado a cerca de 1 Km da costa da vila, numa cratera de um vulcão extinto, classificado como Reserva Natural e muito solicitado nos meses de verão.
Vila Franca do Campo orgulha-se da sua Igreja Matriz do século XV, com uma bonita fachada gótica, da sua capela de Nossa Senhora da Paz, da bonita Igreja de São Pedro do século XVIII ou do interessante Museu Municipal que aborda a antropologia e etnologia da região.
Por toda a região a natureza mostra a sua excelência, rodeada do verdejante típico da Ilha de São Miguel, oferecendo paisagens de grande beleza, como nas Lagoas do Fogo, do Congro ou dos Nenúfares.

Muito apreciadas são as famosas Queijadas da Vila, com origens no Convento de Santo André, ainda hoje fabricadas de acordo com uma receita mantida em segredo por duas famílias da terra, e os artefactos e loiça em barro, que seguem ainda hoje antigas tradições.




Se optar por visitar Vila Franca do Campo aconselhamos as seguintes visitas:


 * No Museu de Vila Franca do Campo poderá visitar duas exposições permanentes, relacionadas com a história da música neste concelho. 





E se precisar de carro não se esqueça que temos a melhor solução para si aqui









Sem comentários:

Enviar um comentário